Água na Areia

Publicado em

Mafud era um mercador de Bagdad que atravessava o deserto à noite e tinha sede. Ali estava ele: de cantil vazio na mão, sem saber o que fazer. E em breve o Sol regressaria, mais quente do que nunca.

Estava ele perdido nestes pensamentos quando caiu do céu um prisma de metal, o qual, num estrondo, fez levantar areia em todas as direções. O mercador aproximou-se do volume e examinou-o. Era um dispensador de água engarrafada. Estupendo… Agora poderia beber toda a água que quisesse. Isso se tivesse dinheiro trocado para introduzir na ranhura das moedas. E não tinha… Onde poderia arranjar moedas?

O mercador baixou o olhar e viu semienterrada na areia uma moedinha e logo a apanhou. Introduziu-a na ranhura, mas… A máquina não estava ligada à corrente. E não havia tomadas ali perto. Desanimado, encostou-se à máquina com vontade de chorar, mas não o fez, pois não queria perder água nas lágrimas.

Deus ajuda os aflitos e enviou-lhe um homenzinho de uniforme com a marca de uma empresa de águas estampado nas costas. Vinha fazer a manutenção do dispensador: recolher as moedas, reabastecer as prateleiras e polir os acessórios. O mercador, eufórico, pediu encarecidamente ao funcionário que abrisse a máquina e lhe facultasse uma garrafita. O homenzinho fez-lhe a vontade: abriu  uma portinhola, enfiou o braço na abertura e retirou de lá uma garrafa. Por fim, estendeu-a ao mercador que a cobriu com os dedos.

Vitória… Depois de tanto tempo sem pinga de água, agora tinha meio litro dela fresquinha nas mãos, mas… A garrafa era de vidro e o gargalo estava selado com uma carica. Sem um abre-latas não havia maneira de a abrir.

Centro Escolar de São Simão de Litém, Turma B, 3.º e 4.º anos de escolaridade

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s